Olá pessoal muitas mães me perguntam se é normal o pé ser maior que o outro em crianças com PTC então meu filho e unilateral direito e ele tem sim um pé maior que o outro o Dr disse que ele iria ficar com mais ou menos 3 centímetros de diferença de um pé para o outro com o uso da ortese Dennis Brown o pé dele cresceu hoje ele tem de diferença de 1 cm e meio a 2 cm não sei ao certo maissss isso não o impede de nada uso chinelos,sandálias,tênis tudo normal compro tudo do tamanho do pé sem ptc sempre damos algumas adaptadas para o pé com ptc o pé menor e uma característica do pé torto congênito na maioria das vezes ocorre em ptc unilateral mais pode ocorrer em bilateral tbem .
Devemos procurar sempre calçados com solados retos e firmes pois um calçado errado pode sim influência no tratamento devemos ser bem atentos a tudo abaixo vai as fotos dos calcados que meu baby Ryan usa no dia dia apesar de sempre ficar descalço em casa obrigada pela atenção bjos nos pezinhos de ouro 💋👣❤
Oiiiii gente , criei esse blog para contar sobre o tratamento do meu baby Ryan,ele nasceu dia 15/06/2013 com PTC (pé torto congênito)só descobrimos na hora do parto levamos um susto mais creio assim se Deus me mandou ele assim é que sou capaz de cuidar dele e que cad mamãe de um PTC é escolhida a dedo por Deus e por nossos bebês para sermos mães dele ....
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Pé maior que o outro e normal ?
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
O acentuado geno varo (pernas arqueadas) em crianças
O arqueamento das pernas na criança é uma situação bastante frequente encontrada nos consultórios.
Na maioria das vezes trata-se de uma situação benigna e temporária, ou seja, geno varo fisiológico, com expectativa de correção espontânea progressiva.
Existem situações de arqueamento das pernas patológico (pernas tortas para fora), em que a correção não ocorre espontâneamente, muito pelo contrário, onde a história natural é para piora progressiva, se não tratado precocemente.
É muito importante o reconhecimento por parte do profissional da saúde daqueles casos de evolução desfavorável para que a indicação de tratamento seja feito nas idades adequadas, quando a deformidade é progressiva.
O caso citado abaixo reflete a demora no reconhecimento de uma deformidade progressiva, fazendo com que a criança chegasse na primeira consulta comigo com essa deformidade grave e já praticamente com impossibilidade para caminhar mesmo pequenas distâncias.
O que fazer nesta situação?
Criança, menina, 5 anos de idade, com acentuado arqueamento dos membros inferiores, grande dificuldade para a marcha, já tendo sido atendida por diversos profissionais de saúde, sem receber a indicação para o tratamento adequado.
O acentuado arqueamento é localizado no segmento logo abaixo do joelho, osso conhecido como tíbia, onde, além da deformidade angular evidente, há também deformidade rotacional interna, ou seja, ao ficar em posição de pé, os pés ficam virados para dentro.
O exame ligamentar dos joelhos revelam uma grave instabilidade com as manobras provocativas, característico de situações de arqueamento patológico.
Não há desigualdade no comprimento dos membros inferiores.
A criança só consegue caminhar pequenas distâncias, dentro do domicílio e sempre amparada pelo apoio de um familiar ou na mobília.
eito com a criança em posição de pé, evidencia lesão na região de crescimento medial e proximal da tíbia, osso logo abaixo do joelho, provocando o crescimento assimétrico deste osso, acentuando cada vez mais a deformidade.
A patologia é bilateral, as demais regiões de crescimento estão preservadas e normais.
O tratamento indicado:
Após a análise do caso através da história clínica, exame físico e de imagem, foi indicado a correção cirúrgica da deformidade, com um procedimento ósseo, chamado de osteotomia, onde é feito um corte cirúrgico no osso permitindo o seu realinhamento, corrigindo portanto a angulação e a deformidade rotacional interna associada no mesmo ato operatório.
A indicação de correção foi feita em ambos os membros inferiores no mesmo ato operatório.
Existem diversas técnicas para realizar a mesma cirurgia porém, a escolhida para esse caso, foi a correção utilizando um aparelho de fixação externa pois, permite a correção imediata, não usa gesso, a criança pode mobilizar precocemente as articulações e ficar em pé e caminhar com auxílio de andador ou muletas também de forma precoce.
Os cuidados necessários são a manutenção da higiene dos pinos, no contato com a pele e as visitas regulares para o acompanhamento pós-operatório.
O resultado:
Após a consolidação adequada da osteotomia e a retirada do aparelho de fixador externo, observamos a correção satisfatória e o restabelecimento da marcha adequada da criança.
Arqueamento das pernas na criança é uma deformidade que precisa ser acompanhada pelo ortopedista pediátrico.
Na maioria das vezes a deformidade tem comportamento benigno com correção espontânea dentro dos prazos determinados.
Reconhecimento dos casos desfavoráveis e que exigem tratamento deve ser feito de forma precoce para que a correção seja feita antes do surgimento de deformidades tão acentuadas como a citada acima.
Dr. Maurício Rangel
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
2 anos após a primeira Tenotomia
Hoje 03/setembro /2015 faz exatos 2 anos que meu baby Ryan passou por sua primeira cirurgia ( tenotomia ) não foi um dia fácil sofremos muito a final nunca tínhamos passados por algo assim vc tinha 2 meses e alguns dias a pior parte foi as 8 horas de jejum pois você não mamava mais o peito por meu leite ter secado por conta do susto de você ter nascido com o pé torto era gritos de fome você puxava minhas roupas mais eu estava ali firme por fora e moída por dentro não vou mentir não chorei por fora mais por dentro estava desabando mais meu baby precisava de mim nosso jejum foi juntos pois não achava justo ele com fome e eu alimentada, uma hora que eu sofri demais foi entregar você para enfermeira na porta do centro cirúrgico aquilo me doeu me perguntava como eu vou entregar o meu bebezinho para alguém que mal conheço mais tinha que fazer aquilo tinha que confiar e assim foi feito foram os piores 15 minutos de minha vida mais em fim você saiu da sala de cirurgia aos gritos quando te peguei no colo você puxava meus cabelos minhas roupas eu não sabia o que fazer só pedia ao meu Deus calma e assim resolvi te dar o peito e você pegou e se acalmou logo tivemos alta me assustei ao ver seu gesso cheio de sangue mais eu precisava acreditar que tudo aquilo que estávamos passando era normal e fomos embora .... mas pensamos que tudo aquilo tinha acabado mais não por conta de um péssimo médico que não tem amor ao proximo e muito menos a profissão tivemos que passar por isso mais 2 vezes pois seu pé ainda era torto e nada esse médico fez passamos por tudo isso em vão até passar pela 3 que foi 2 anjos quem operou seu pepé e hoje eu agradeço por tudo que passei por você hoje meu baby está com 2 anos e 2 meses seu pé tá lindo e perfeito nos sacrificamos mais tudo está valendo a pena te amo filho Meu Guerreiro Ryan ...
Obrigada Meu Deus por até hoje estar ao meu lado ... 🙏💙