Oiiiii gente , criei esse blog para contar sobre o tratamento do meu baby Ryan,ele nasceu dia 15/06/2013 com PTC (pé torto congênito)só descobrimos na hora do parto levamos um susto mais creio assim se Deus me mandou ele assim é que sou capaz de cuidar dele e que cad mamãe de um PTC é escolhida a dedo por Deus e por nossos bebês para sermos mães dele ....
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Avaliação do Pezinho de Ouro do baby Ryan e o pke de não sentar em W👍😊
Bom gente e isso estamos cada dia mais saistifeitos com o tratamento é cada vez mais certos de que estamos no caminho certo ...
SIMPLESMENTE FELIZ ❤🖒👣💋 Obrigada meu Deus por até aqui ter nos sustentado🙏
domingo, 31 de julho de 2016
Como vejo o Mundo após o Pé Torto Congênito
Quando descobri que meu filho tinha(PTC) Pé Torto Congênito sim pensei que meu mundo iria desabar na minha cabeça pois nunca imaginei o que seria essa má formação antes já tinha visto pessoas na rua com os pés assim porém nunca pensei que isso poderia acontecer na minha vida.
Aprendi muito após o nascimento do meu Baby Ryan mesmo sendo mãe já parecia que o Ryan era meu primeiro filho pois tudo estava diferente estava sendo tudo complicado porém cada etapa fui aprendendo...
O PTC do meu baby Ryan me fez OLHAR o MUNDO com outros olhos, comecei a ver um mundo que nunca tinha dado muita importância que é o mundo das pessoas ESPECIAIS sim ESPECIAIS pois não gosto termo deficientes pra mim não existe deficientes e sim pessoas ESPECIAIS,pessoas que de tão ESPECIAIS veio com algo a mais para mudar nossos olhos nosso jeito de ver o mundo.
Sou grata por cada mudança em mim por tudo que aconteceu e vem acontecendo por cada pessoa ESPECIAL que está entrando em minha vida...
Pois uma coisa é fato só sabemos o que se passa quando passamos pelo mesmo...
terça-feira, 12 de julho de 2016
Pés lindos
Cada dia que passa me sinto ainda mais orgulhosa desse pé, pé que já deu muito trabalho, pé que já nos fez chorar muito, pé esse que hoje é nossa Alegria, nossa motivação para poder continuar pois a Luta ainda não acabou ainda temos uma longa jornada porém a Vitória e nossa...
sexta-feira, 27 de maio de 2016
Pé Tálus Vertical Tálus Vertical Congênito – Pé Valgo Convexo Congênito, metatarsus aductus, hálux varus
Definição - È uma luxação dorsolateral da articulação talonavicular e, ocasionalmente, da articulação calcaneocubóidea, associada com flexão plantar rígida e extrema do tálus, eversão (valgo) da articulação subtalar, e dorsiflexão fixa da parte média do pé sobre a parte posterior.
Epidemiologia – Deformidade rara. Em metade dos casos encontra-se isolada e na outra 50-60% associada a distúrbios neuromuscalares e genéticos. Sem predileção por sexo. Bilateral em 50% dos casos.
Patogênese – Associado com deformidades da medula, artrogripose,. Alguns casos com trasmissão autossômica dominante com penetrância incompleta.
Quadro Clínico – Superfície plantar convexa e rígida, aspecto de chinelo persa. O tendão calcâneo encontra-se contraído, e a parte posterior do pé está em uma posição equinovalga fixa. RIGIDEZ. Poucas pregas posteriores no calcanhar. Cabeça do tálus pode ser palpada no aspecto plantar medial da parte média do pé. Nenhuma das deformidades podem ser corrigidas com manipulação. O arco não pode ser criado e nem a cabeça do tálus coberta pelo navicular.
Exames de Imagem – RX em Perfil do pé em flexão plantar (mantém lux dorsal do navicular) e dorsiflexão máxima (mantém flexão plantar talus e calcâneo). Mostra flexão plantar do tálus e o ângulo tálus- primeiro metatarso está alterado.
Anatomia Patológica – Contraturas anormais dos músculos extrínsecos, tais como o tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor curto do hálux, fibular terceiro, fibular longo, fibular curto e tendão calcâneo. Tendão do fibular longo e curto exibem subluxação anterior no maléolo lateral. Atrofia e subluxação anterior do tibial posterior com relação ao maléolo medial. Mínimo contado da superfície posterior do Tálus com a Tíbia. Calcâneo com intensa rotação externa e eversão, encontrando-se em íntima proximadade com o maléolo lateral. Metade plantar do cubóide hipoplásico e sublaxado dorsolateral com relação ao calcâneo. Ligamento mola distendido. Coluna lateral encurtada (= Pé Plano devido ao valgo retropé)
História Natural - Se não tratado causa incapacitação. A cabeça do Tálus rígida em flexão sustenta a carga e desenvolve calosidades e dor. O calcanhar não entra em contato com o solo. Não ocorre fase de apoio da marcha. Simula uma amputação de Syme, mas sem o coxim plantar.
Tratamento – O início se dá pela manipulção e aplicação seriada de aparelhos gessado. O íntuito é alongamento das partes moles e pele contraídos. O normal é que 100% dos casos não obterem o desejada correção, implicando na necessidade de tratamento cirúrgico.
Cirurgia – Talectomia, naviculectonmia, artodese subtalar, artrodese tríplice, e alongamenot da coluna lateral. Alem diso deve ser realizada liberação circunferencial em um ou dois estágios. A talectomia é uma forma destrutiva devendo ser evitada em crianças menores, sendo as liberações mais indicadas. Em crianças maiores conbinasse a liberação com a naviculectomia.
<2 anos: lib dorso-lat (reduz antepé no retropé) e lib post-lat (alonga t calc)
>2-3 anos: naviculectomia (col lat< col medial) + lib post lat
Adolescente e adulto: artrodese tríplice
Complicações – Necrose do tálus, supercorreção, artrose.
Prognóstico – Mesmo com o tratamento cirúrgico tendo boa eficácia existe elevada incidência de artrite degenerativa e posterior necessidade de artrodese subtalar e tríplice.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Feliz dia do Beijo 💋👣💙
Boa tarde Pezinhos ... hoje é um dia muito especial Dia do Beijo 💋 sim pezinhos também são beijados todos os dias por suas mães e pais porém quando temos um bebê ptc (pé torto congênito) esse beijo e mais especial ainda com um toque a mais,
✔Um toque de gratidão por seu bebê só ter nascido com o pezinho torto,
✔Um toque de vamos aguentar tudo isso,
✔Um toque de logo tudo isso passa,
✔Um toque de é só uma fase,
✔Um toque de guerreiro,
✔Um toque de vontade ,
✔Um simples toque de Venci
Feliz dia do Beijo e assim como nós vencemos vcs tbem irão vencer pois quem disse que iria ser fácil não é a final grandes batalhas só são dadas a grandes Guerreiros bjoooooo nos Pezinhos de Ouro 💋👣💙
segunda-feira, 21 de março de 2016
2 anos após a cirurgia
Exatamente hoje se completam 2 anos após a última cirurgia do meu Baby Ryan, pois nesse mesmo dia que um anjo chamado Dr Fernando Farcetta colocou fim a toda nossa dor eu só tenho que agradecer a tudo que nos fez e faz e agradecer primeiramente ao Meu Deus por ter nos guiado ao melhor caminho, obrigada meu marido , filho, irmã e mãe por sempre estar ao meu lado torcendo nos é quero agradecer a cada um dos grupos tanto daqui do face e do zap por todo o carinho que tem por nós....
E sim após esse 2 anos tudo está indo maravilhosamente bem pezinhow retos e perfeitos 👣👣👣👣👣
Pois é 2 anos se passou e estamos aqui firme e forte se nos vencemos vcs tbem irão Creio nisso e faça o impossível acontecer bjos nos Pezinhos de Ouro 💋👣❤
quarta-feira, 16 de março de 2016
Pé Metatarso Aduto ou Varo
Hoje recebi essa ortese de uma amiga enfermeira para poder doar para alguma mãe de nosso Grupo PTC Pezinhos de Ouro, porém assim que recebi percebi que era uma ortese diferente da Dennis Brown resolvi fala com a Dr Patrícia Moreno para que ela me falar sobre qual tipo de pé essa ortese era aí ela me responder Metatarso aduto bom fui pesquisar e achei esse post do blogger do Dr Celso Rizzi achei interessante compartilhar com vcs bjos💋👣❤
Metatarso Varo na Criança.
O que é isso?
Metatarso aduto (MTA) ou varo é uma condição que é comumente visto em recém-nascidos e lactentes jovens, onde o antepé está torcido para dentro em relação ao retropé (ou calcanhar). Varo metatarso aduto e Metatarsos são termos usados como sinônimos, e alguns médicos chamam os adductovarus metatarso condição.. Alguns puristas argumentam que existem diferenças sutis, mas a maioria dos médicos a partir de um ponto de vista prático não pode e não encontrar uma necessidade de distingui-los clinicamente.
Na MTA, o antepé está voltado para dentro, enquanto o retropé (ou calcanhar) é normal. Se o retropé está envolvido, torna-se um problema mais sério. Se o aduto antepé ou varo está associado com valgo retropé, é chamado um skewfoot. Se o aduto antepé está associado com retropé varo e tornozelo eqüino, onde o pé apontando para baixo, o problema é um pé torto.
O que causa a MTA?
MTA é muito comum no recém-nascido, e é geralmente devido aos pés de ser "embalado" no útero nessa posição. A adução do antepé, nesta fase, é muito flexível, e com liberdade de movimento, esta condição postural do MTA geralmente melhora ao longo dos próximos 6 a 12 semanas.
Em cerca de 15% dos casos, a posição aduzido do antepé não melhorar. Na verdade, a deformidade torna-se menos flexível.Um vinco começa a aparecer na borda medial do pé e uma "colisão" ósseo na borda lateral do pé, à direita no cruzamento do antepé e retropé. Este é o MTA clássico que pode requerer tratamento. Em alguns casos, em vez de corrigir, persiste ou piorar, formando a deformidade típica do metatarso aduto.
O que o seu médico fazer sobre isso?
MTA que é diagnosticada no nascimento não requer tratamento. É geralmente postural, e com o crescimento, o MTA resolve-se espontaneamente ao longo de um período de 6 a 12 semanas. Se o antepé aduto é grave, o médico pode prescrever exercícios de alongamento que ele vai te ensinar a fazer em casa sobre o bebê. Os raios X são geralmente não é necessário, a menos que o médico suspeitar de alguma outra coisa.
Após cerca de 3 a 4 meses de observação e exercícios de alongamento, se o aduto antepé não melhorar, o tratamento pode ser necessário.As opções de tratamento são os seguintes:
Sapatos corretivos Troca de gessos seriados Órtese corretivaSapatos Corretivos (sapatos outflare) são apropriadas para os casos muito leves e flexíveis apenas. Eles não são usados frequentemente neste momento porque, se o antepé aduto é muito leve e muito flexível, por que tratá-lo?
Gessos em série são reservados para os casos mais graves e rígidos, e consiste de peças moldadas a cada uma ou duas semanas até à correção é obtido (que é geralmente de 3 a 4 conjuntos de moldes), seguido por sapatos de correcção para segurar a correcção para a cerca de 3 meses.
Mais recentemente as órteses corretivas se tornaram muito populares, pois ela aborda os problemas associados com os gessos. O ortese de Wheaton é uma cinta pronta termoplástico que permite uma correção da maioria dos casos de MTA (excepto para o mais grave). O médico ensina o pai na utilização da cinta, que pode ser removido duas vezes por dia, se necessário. É bem conveniente, menos trabalhoso do que gessos e muito eficaz. A correcção é geralmente obtida em 4 a 6 semanas, após o que a cinta é usado durante a noite apenas para cerca de 3 meses para segurar a correcção.
O que pode ser esperado com o tratamento?
Como indicado acima, sem tratamento, 85% de MTA resolver-se espontaneamente. Subsiste 15%, que necessita de tratamento. O seu médico decidirá com você em termos de tempo e modo de correção, seja por gessos seriados ou órtese corretiva. Uma vez que a correção tenha sido obtida, a recorrência é improvável.
Fonte : http://celsorizzi.blogspot.com.br/2012/08/metatarso-varo-na-crianca.html?m=1
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Não está sendo Fácil mais vamos Vencer
Oi pessoal sei que faz tempo que não escrevo nada a vocês, mais hoje vim aqui falar sobre algo que estamos passando dês da última cirurgia (tenotomia) que o Ryan passou.
Bom já relatei aqui que depois da última tenotomia a garganta dele foi machucada quando intubaram ele, pois isso é normal nesse procedimento, após 2 dias a essa tenotomia ele teve febre e levei ele para emergência onde a médica viu que a garganta estava inflamada devido por ter machucado, a médica passou antibiótico amoxilina e um antialergico com o uso correto logo passou toda a inflamação .
Porém depois dessa inflamação ele teve outras além da garganta no ouvido, eu sou uma mãe extramamente cuidadosa, não tinha o por que tudo isso está acontecendo sempre, na segunda inflamação ele teve alergia a amoxilina ficou Horrível todo empolado fiquei com tanto medo pois eu sou muito alérgica e sei o quanto é ruim ,voltei ao hospital e lá passaram cefalexina que é outro antibiótico porém mais uma vez ele teve reação e dessa vez bem pior suspendi o tratamento e tudo isso passou porém nesse começo do ano ele passou mal novamente estava com muita febre levei a emergência sempre indo no mesmo hospital e lá a médica examinou e ele estava com broncopneumonia e que ele nasceu com bronquite e ninguém viu ,eu como Dr ? Me assustei pois ele já tinha sofrido tanto com as tenotomia e mais uma vez iríamos para mais uma tentativa de dar antibiótico a médica passou o estolato de eritromicina esse medicamente e para quem tem alergia a outros antibióticos bom tentamos e mais uma vez deu alergia isso foi em janeiro e agora essa semana mais uma vez ele teve inflamação na garganta e com isso uma reação alérgica ao diclofenaco que é um medicamento que sempre dei para ele mais ele teve reação tbem bom gente minha saga começa agora para tentar descobrir o porque o Ryan tem tanta alergia a medicamentos. ..Orem por nós 🙏😉 bjos
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Sempre acompanharei seus Passos
Nesse dia em que tiramos essa foto foi no dia 24/12/15, eu só estava agradecendo ao meu Deus por cada passo que você está dando, por você está crescendo tão bem, por você ser tão inteligente...
Para uma mãe de um ptc (pé torto congênito), esses passos👣 é TUDO ❤... só nos que já passamos ou ainda está passando por todo o tratamento sabemos o quanto um pequeno passo é importante, por isso não devemos disistir a batalha e longa, árdua, mais a gente vence e da melhor forma com AMOR ...
Cada passo seu meu filho irei acompanhar,irei te guiar até você conseguir guiar seus próprios passos TE AMO FILHO💙